• 23 Dezembro, 2015

Um consórcio composto pela Autoridade Antidopagem de Portugal, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP e pela Fundação do Desporto de Portugal, conseguiu a aprovação de um financiamento pelo “Fund for the Elimination of Doping in Sport”, da UNESCO.FOR A CLEAN SPORT

O projeto apresentado por este consórcio, intitulado “For a Clean and Healthy Sport – National Holistic Strategy – Phase I”, tem como objetivo dinamizar a componente de informação e educação na luta contra a dopagem no nosso país, tendo presente que a prevenção é uma das dimensões mais importantes na luta contra a dopagem no desporto.

O Fundo para a Eliminação da Dopagem no Desporto foi instituído pelo artigo 17.º da Convenção Internacional contra a Dopagem no Desporto da UNESCO e destina-se a apoiar os signatários na implementação de políticas de combate à dopagem adequadas e eficazes, seja através da dinamização de programas de educação preventiva, seja através de outras atividades, que assegurem a prossecução desse objetivo.

É a primeira vez, desde que foi instituído este fundo em 2007, que Portugal conquista apoio financeiro internacional para o desenvolvimento de um programa constituído por um conjunto de iniciativas com vista ao combate à dopagem.

Este projeto está dividido em três fases: uma de conceção de materiais informativos e educativos sobre a luta contra a dopagem, outra dedicada à aposta nos meios digitais e uma fase dedicada à educação, formação e treino dos agentes desportivos.

O consórcio prepara já as candidaturas para obter financiamento para as duas fases seguintes. A contribuição da UNESCO no âmbito deste mesmo fundo poderá atingir os 60.000,00 $ USD, a que se adiciona a verba de compromisso nacional.