• 11 Agosto, 2024

É no Velódromo Nacional de Sangalhos, integrado no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, que os ciclistas de pista portugueses se preparam diariamente para as grandes provas internacionais.

Foi nesta instalação desportiva que se prepararam os Campeões Olímpicos Iúri Leitão (também medalhado de Prata) e Rui Oliveira, bem como a também olímpica Maria Martins. Mas em Sangalhos são muitos mais os atletas portugueses que trabalham diariamente para aperfeiçoarem as suas capacidades e garantirem sempre mais sucessos. A seleção nacional de ciclismo de pista passa mais de metade do ano desportivo a trabalhar em Anadia, um Município que apoiou desde o primeiro momento o projeto que a Federação Portuguesa de Ciclismo traçou e leva a cabo. Por isso a satisfação pelo ouro e pela prata não deixou de ser muito saudada pelo Vice-Presidente e vereador do Desporto do Município de Anadia, Jorge Sampaio: “Esta medalha de ouro é um prémio para o trabalho e para a loucura. O trabalho dos dois ciclistas, do treinador, da Federação e até do Município de Anadia. A loucura por termos, há 15 anos atrás, acreditado que valia a pena tudo isto”.

Este equipamento proporciona aos praticantes desportivos as melhores e mais modernas condições de treino, fundamentais para um desenvolvimento desportivo de Alto Rendimento, que visa a conquista de troféus e o melhor desempenho para os atletas que o frequentam.

O impacto deste Centro de Alto de Rendimento no Município da Anadia revestiu-se, desde a sua fundação, de determinante importância, quer em termos do desenvolvimento desportivo e dos equipamentos adjacentes, bem como no seu desenvolvimento social e económico.

Pelo Centro de Alto Rendimento da Anadia já passaram praticantes de 67 países. Desde o continente europeu, passando também por países como a Austrália, China, Argentina, Estados Unidos, Qatar, entre muitos outros. Os praticantes contam com infraestruturas de alta categoria e com uma equipa de profissionais totalmente disponível para lhes proporcionar as melhores condições para o desempenho da prática desportiva no Alto Rendimento.

“Este título Olímpico, mas também as medalhas, os diplomas e as presenças desta missão de Paris 2024, trazem à superfície um pouco do muito que é feito na Rede Nacional de CAR“, referiu Sérgio Fernandes, Responsável pelo CAR de Anadia, acrescentando ainda que “O CAR Anadia, enquanto plataforma entre o trabalho dos clubes e as prestações das selecções nacionais, vê a sua missão realizada sempre que um atleta, ou um equipa, concretize os seus sonhos com as cores de Portugal ao peito. Esta foi a prenda perfeita para o 15º aniversário do CAR Anadia – Velódromo Nacional de Sangalhos! Em cada atleta Olímpico poderemos ter, deveremos promover, o “influencer” das novas gerações!”

Este CAR faz parte da Rede HIGHSPORTUGAL, gerida pela Fundação do Desporto. Trata-se do resultado de uma linha estratégica que procura incentivar e promover a prática de desporto ao mais alto nível, assegurando os melhores equipamentos e o aproveitamento da região em que cada centro de situa. Neste espaço trabalham há vários anos os elementos da Federação Portuguesa de Ciclismo, liderados pelo selecionador nacional Gabriel Mendes, o grande obreiro destes dois feitos com que todo o país vibrou!

Susana Feitor, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto fez questão de dar os parabéns a todos os atletas medalhados e também aos que obtiveram diplomas olímpicos, mas no caso concreto do ciclismo afirmou: “Se a medalha de prata do Iúri nos encheu de orgulho, agora vem o ouro do Iúri e do Rui, e só nos faz sentir ainda mais aquela gratidão especial por tudo o que os atletas nos dão. Mas de acrescentar a essa emoção, o facto do velódromo do CAR de Sangalhos ser parte fundamental de todo o processo, que só vem confirmar o que todos sabemos, que o investimento nas instalações da rede CAR (Highsportugal) e nos seus recursos humanos, tem este potencial. E não há melhor reconhecimento! É preciso continuarem Parabéns a todos!”

O ciclismo de Pista português fez história nestes Jogos Olímpicos Paris 2024. Uma medalha de Prata e um título olímpico, o sexto para o país e o primeiro que não foi conquistado pelo Atletismo.

A Fundação do Desporto saúda todos os que proporcionaram e proporcionam as condições necessárias para que os nossos atletas possam, com condições, atingir a excelência. Ao Comité Olímpico de Portugal, nosso membro Fundador, um enorme reconhecimento e agradecimento.