A VI Edição da Gala dos Prémios Empresariais do Desporto realizou-se no dia 23 de outubro de 2025, na Estufa Fria, em Lisboa, numa iniciativa ibérica organizada pela Fundação do Desporto em parceria com a Fundación Patrocina un Deportista.
O principal objetivo deste projeto é reforçar a ligação entre o mundo empresarial e o universo desportivo, distinguindo empresários, empresas e agentes desportivos que, através do seu compromisso social e investimento, contribuem para o desenvolvimento do desporto, com base nos valores de superação, força, coragem e resiliência.
Premiados 2025 | Prémios Empresariais do Desporto
– Prémio Talento Desportivo “MIMOSA PROTEÍNA” (reconhece o talento desportivo português)
Premiado: ISAAC NADER, meio fundista português, que acabou de se sagrar campeão mundial dos 1500 metros, em Tóquio, Japão, numa disciplina do atletismo extremamente difícil, escrevendo o seu nome na história do Atletismo mundial.
– Prémio Promoção da Saúde e Atividade Física “MATRIX” (presta tributo ao trabalho empresarial ou institucional de promoção do exercício e do desporto, designadamente no eixo do fitness)
Premiado: GINÁSIOS LEMONFIT e o seu mentor, LUÍS NÓBREGA, CEO DO GRUPO, cuja missão é “ajudar a construir uma vida mais saudável e alcançar a melhor versão de cada um…”.
– Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “JOGOS SANTA CASA” (distingue pessoas ou projetos que promovem o desporto para pessoas com deficiência)
Premiada: MARGARIDA LAPA, 4.ª classificada nos Jogos Paralímpicos 2024, na disciplina de Tiro, especificamente em R5 carabina de ar comprimido SH2, ficando a escassos pontos da medalha de prata. Margarida Lapa tem distrofia muscular e compete em cadeira rodas.
– Prémio Projeto Social Desportivo “Fundação INATEL” (reconhece entidades, empresas ou organizações que desenvolvem projetos que promovam a inclusão, hábitos de vida saudável, o aumento da prática desportiva ou a solidariedade social)
Premiado: JERÓNIMO MARTINS WELLNESS CENTRE, um projeto multidisciplinar que visa melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, promovendo hábitos saudáveis para um ambiente de trabalho mais produtivo e sustentável, fortalecendo o engagement e a retenção de talentos.
– Prémio Apoio ao Desporto “Grupo RENAULT” (distingue entidades ou empresas que se destacam no apoio ao desporto e aos praticantes)
Premiado: PROJETO “HERÓIS BETANO”, reconhecendo o inestimável contributo da BETANO no apoio ao desporto e aos praticantes desportivos. Trata-se de um Programa de Responsabilidade Social da BETANO em Portugal.
– Prémio Inclusão pelo Desporto “Rexona” (premeia projetos que sejam um exemplo de inovação social para a integração e inclusão no/e pelo desporto)
Premiado: PROJETO “INCLUIR”. Projeto exemplar no âmbito da inovação social para a integração e inclusão no/e pelo Desporto. Mais do que um projeto de Futebol de Rua, ou de Urban Golf, todo o projeto de base da Associação INCLUIR é extremamente valioso na promoção da inclusão social através do poder transformador, sobretudo, do Desporto.
– Prémio Inovação no Desporto “Câmara Municipal de Lisboa” (reconhece iniciativas inovadoras ou tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento do desporto)
Premiado: Startup HOOPERS, Transform fan passion into proven ROI with AI-powered fan intelligence. Startup que concorre para ser “unicórnio”.
– Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Água de Luso” (pretende distinguir uma personalidade que junte três atributos e características: Ser Mulher, Empresária e comprometida com o Desporto)
Premiada: ANA FIGUEIREDO (CEO da Altice Portugal), um tributo ao seu percurso e contributo para o Desporto Nacional, enquanto empresária, administradora e gestora, em particular pela atenção e apoio constante ao desenvolvimento desportivo plural e transversal, que tem proporcionado ao longo dos tempos.
– Prémio Ibérico “Fundación Patrocina un Deportista” (reconhece projetos ímpares no desporto, promovidos por cidadãos ou organizações ibéricas, que ajudam a aproximar Portugal e Espanha e ajudam a desenvolver os laços de amizade e cooperação)
Premiado: CONSÓRCIO ORGANIZADOR DO MUNDIAL 2030 DE FUTEBOL. A organização conjunta do Mundial de futebol de 2030 pela Federação Portuguesa de Futebol, Real Federación Española de Fútbol e a Real Federação Marroquina de Futebol, é uma sinergia exemplar, contribuindo para a construção das relações ibéricas, para a construção europeia e para o fortalecimento da relação entre a Península Ibérica e os países vizinhos, nomeadamente com África, o Magreb e, em particular, com Marrocos.
– Prémio Prestígio “Fundação do Desporto” (enaltece carreiras ímpares de portugueses no desporto)
Premiado: FERNANDO PIMENTA. É um dos cinco portugueses com duas medalhas olímpicas. Tem um dos maiores e melhores currículos desportivos portugueses de sempre. Venceu a medalha de prata em K-2 1000 m nos JO de Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva. Em Tóquio 2020, conseguiu a medalha de bronze na categoria K-1 1000m. Tem mais de 140 medalhas internacionais ao mais alto nível, quer de ouro, prata ou bronze. Foi várias vezes Campeão do Mundo, Campeão da Europa, venceu nas Universidades e no Festival Olímpico da Juventude Europeia, contando, ainda, com medalhas de prata em Jogos Europeus. Já foi agraciado com o Grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Comendador da Ordem do Mérito; Grande-Oficial da Ordem do Mérito e Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, entre outras distinções nacionais e internacionais.
