• 18 Outubro, 2023

A conferência anual da World Surf Cities Network (WSCN) decorreu na cidade de Viana do Castelo de 27 a 30 de setembro, na qual estiveram em destaque o surf vianense e, em especial, o programa “Náutica nas Escolas”, que poderá vir a ser implementado noutras cidades da rede.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo foi considerado um exemplo ao nível de estratégia de desenvolvimento de performance de alto rendimento, de inclusão e de relação com a comunidade.

O evento teve a presença de 36 representantes de 13 cidades e de quatro continentes, e decorreu, pela primeira vez, em quatro municípios. Na organização uniram-se Viana do Castelo, cidade membro da WSCN desde 2014 e que, além de ser Cidade Europeia do Desporto 2023, esteve na presidência da rede este ano, Ericeira, membro fundador da rede, Nazaré e Matosinhos, municípios candidatos a membros.

A conferência foi uma das que registou maior número de representantes políticos. Seis presidentes de Câmara, seis vereadores e dois conselheiros regionais. Também participaram mais de 50 representantes das comunidades surfistas locais, desde escolas, clubes e surfistas de Portugal de referência.

Foram criados e atribuídos os WSCN Awards, tendo Viana do Castelo recebido o prémio “Cidade de Surf” e João Zamith, diretor do CAR de Viana do Castelo e presidente do Surf Clube de Viana, o de “Personalidade” de 2023. Em representação de Santos, Cisco Araña recebeu o prémio “Inclusiva” e a Ericeira, em Mafra, o de “Sustentabilidade”.

O inovador programa vianense “Náutica nas Escolas”, cujo modelo poderá vir a ser implementado noutras cidades da rede, e as infraestruturas náuticas que ajudam a materializá-lo estiveram em grande destaque no evento.

Na conferência “Best Practices”, Marta Paço e Tiago Prieto, elementos da Seleção Nacional de Para Surfing e do SCV, participaram em representação de Viana. Recorde-se que foi no âmbito da WSCN que Cisco Araña, idealizador da Escola Pública de Surf Adaptado da cidade de Santos, no Brasil, doou, em 2016, pranchas de surf adaptado ao SCV e sensibilizou-o para a inclusão social pelo surf.

A Assembleia Geral anual da WSCN aprovou por unanimidade a passagem a membros efetivos dos quatro municípios candidatos: Nazaré, Matosinhos, Ribamontán al Mar, em Espanha; e San Bartolo, no Perú.

O Centro de Alto Rendimento de Rendimento de Viana do Castelo integra a rede de Centros de Alto Rendimento, coordenada pela Fundação do Desporto.