• 24 Novembro, 2023

As VII Jornadas Técnicas Associativas vão realizar-se na Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, no dia 30 de novembro, durante as quais vai ser homenageado o campeão olímpico Carlos Lopes.

As Jornadas Técnicas Associativa são um momento de partilha de assuntos de interesse para os clubes e associações algarvias e em debate estarão temas como “CAR – Centros de Alto Rendimento – em Portugal”, que terá a participação de Susana Feitor, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Mário Rolla, gestor do CAR de Vila Real de Santo António, Paulo Murta, treinador de Atletismo, e Kateryna Tabashnyk, atleta de alta competição.

Serão também debatidos temas como “Inovação Social – oportunidades de financiamento”, que será apresentado por Patrícia Neto Martins, técnica da CCDR Algarve; “UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”, que contará com a presença do coordenador Nacional das UAARE – Victor Pardal.

“O desporto como ferramenta de inclusão” irá contar com as intervenções de José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Fausto Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Joana Santos, atleta-campeã surdolímpica, e Luís de Brito, presidente da Associação Teia D’Impulsos.

Um painel igualmente importante será o momento em que se dará voz aos jovens e será possível ouvir inspiradores testemunhos de vida, em diversas áreas: Ricardo Mariano, no empreendedorismo, Etson Barros, no desporto, Salomé Marques, em artes performativas, Rodrigo Teixeira, no associativismo, e Rafaela Vera, no social.

Os painéis “A importância da qualificação na atividade do Treinador”, “Candidatura Bandeira da Ética”, “Centro de Juventude de Faro do IPDJ – Algarve” e “Registo de Entidades Organizadoras de Campos de Férias”, ficarão a cargo dos técnicos do IPDJ.

Estão previstos mais de 100 participantes de todo o Algarve, essencialmente dirigentes associativos, treinadores, atletas e técnicos de desporto e juventude.
As inscrições estarão abertas até ao próximo dia 28 de novembro