• 26 Dezembro, 2023

O VIII Seminário da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), cofinanciado pela Fundação do Desporto, pelo Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. e pelos Jogos Santa Casa, realizou-se no dia 16 de dezembro na Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL), tendo sido atribuído o prémio de melhor investigação científica e apresentada a revista científica “Desporto e Atividade Física para Todos” de 2023.

Os trabalhos tiveram lugar no Salão Nobre da FMH-UL, onde foi lançada a edição 2023 da Revista Científica FPDD “Desporto e Atividade Física para Todos”, já disponível on-line clicando aqui.

Os três dos artigos científicos apresentados e publicados, foram:

A paixão pelo desporto como mediador entre as necessidades psicológicas básicas e a satisfação com a vida dos atletas com deficiência” — Apresentado por Filipe Rodrigues; “Influência do coaching desportivo na performance da mulher atleta: perspetivas de atletas e treinadores de elite” — Apresentado por Rita Ribeiro e “Autoestima, capacidade física percebida e qualidade de vida de praticantes de atividade física e desportiva com deficiência” — Apresentado por Inês Garrana.

Os trabalhos contaram ainda com uma Mesa Redonda intitulada “ Prática de Desporto para Pessoas com deficiência em Portugal – Presente e Futuro”, moderada pela Professora Leonor Moniz Pereira, que contou com a presença da Sofia Ataíde (FPDD) que apresentou os resultados de um estudo piloto realizado pela FPDD “Perceção do desenvolvimento da prática de atividade física adaptada em Portugal”; do Diretor Técnico Nacional da FPDD Hugo Silva com a apresentação dos dados dos Quadros de Situação Desportiva 2019 a 2023, comparando os dados da prática desportiva federada no âmbito FPDD Vs os dados de outras Federações, recolhidos pelo IPDJ para o ano de 2022; e com a intervenção do Presidente da FPDD Fausto Pereira.

Da discussão onde intervieram diversos membros da plateia, foi consentânea a necessidade de se estabelecer uma política de desenvolvimento desportivo que contemple as Pessoas com Deficiência, assim como a necessidade de se promoverem mais estudos e investigação nesta área.

No culminar do Seminário, a Editora-Chefe da Revista, professora Leonor Moniz Pereira, anunciou o vencedor da oitava edição do Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor”. O Júri, composto por elementos de relevo da comunidade científica decidiu premiar: Gabriela Borba, José Irineu Gorla, Rui Corredeira e Tânia Bastos pelo artigo “Fiabilidade da bateria de Beck para atletas Portugueses de Rugby em Cadeira de Rodas”.
De registar, e saudar, a presença do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Eng. Rodrigo Ramos; Vice-Presidente da FMH, Professor Doutor Paulo Martins; Ex-Presidentes da FPDD e Associados Honorários, Tenente-Coronel António Neves e Professor José Pavoeiro.

Para mais informações consultar site da FPDD VIII Seminário “Conhecer Mais para Incluir Melhor”