• 26 Maio, 2017

A Fundação do Desporto promoveu a visita oficial do australiano Warwick Forbes em território luso. A receção do Head of The Australian Institute of Sport – Europe foi conduzida em articulação com o IPDJ e incluíu, entre outras diligências, uma apresentação acerca do sistema desportivo nacional, no sentido de caracterizar previamente o funcionamento do setor.

Na sua passagem por Portugal, de 23 a 26 de maio, Warwick Forbes teve oportunidade de conhecer, nomeadamente, os laboratórios de Avaliação, Controlo e Otimização do Treino do CAR do Jamor; o Departamento de Medicina Desportiva; as instalações multidesportivas do CAR de Rio Maior, com destaque para a piscina e pista de atletismo com características olímpicas e visitou, ainda, o CAR de Montemor-o-Velho, cuja pista de água foi recentemente palco da Taça do Mundo, tendo reunido atletas de mais de 25 países.

Enquadrada no âmbito das funções da Fundação do Desporto ao nível da cooperação externa, esta visita resultou das negociações desenvolvidas com o Governo de Camberra, através do AIS, tendo como principal objetivo promover e divulgar a Rede Nacional de CAR de Portugal.

No desenvolvimento dos contactos com o AIS, a Fundação está a liderar um dossier que integra acordos médicos e de apoio ao nível da ciência do desporto, e um Memorando de Entendimento entre os dois países, que se espera firmado brevemente. Da avaliação da AIS aos CAR visitados, e das aplicação de standards técnicos específicos, o instituto australiano irá conceder uma certificação de reconhecimento da qualidade técnica e científica destas infraestruturas especializadas.

Á semelhança da proximidade anteriormente estabelecida com países como a Suécia, Espanha, França, Escócia, Moçambique ou Cabo Verde, este elo de ligação com o Australian Institute of Sport visa dar a conhecer de perto a vasta oferta dos nossos CAR e convidar os seus praticantes de alto rendimento a vir estagiar nas instalações especializadas, para modalidades diversas, que dispomos de norte a sul do país.