• 23 Setembro, 2021

Realizou-se no dia 22 de setembro de 2021 o workshop “A Transição Digital no Universo Desportivo”, no Auditório do TecMaia, na cidade da Maia.
O workshop contou com assistência presencial e com transmissão online para mais de 200 participantes, e teve como apresentador e moderador o Presidente do CNID, Manuel Queiroz.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, a quem coube dar as boas-vindas aos oradores e aos participantes.
O mote principal foi a apresentação do projeto e-Desporto. Apresentado pela Fundação do Desporto (FdD) ao Portugal 2020, em cooperação com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Motonáutica e a Federação Portuguesa de Natação promete ser uma solução digital pioneira no universo desportivo.
O e-Desporto é uma ferramenta digital inovadora de gestão e administração para o universo desportivo federado, tendo sido arquitetada para ser uma solução tecnológica, informática e administrativa de vanguarda eficiente e eficaz.
Os seus principais objetivos prendem-se, sobretudo, com a melhoria da comunicação, interna e externa, dentro do universo desportivo com o acesso às tecnologias da informação e comunicação, e à desmaterialização e reengenharia de processos. Dessa forma o e-Desporto pretende facilitar os processos internos de cada organismo envolvido no projeto, assim como disponibilizará serviços online e assegurará uma troca de informação simplificada e mais acessível entre os organismos e os seus agentes, num ambiente virtualizado.
Para além da apresentação formal do Projeto SAMA n.º 044029, foram apresentadas as seguintes comunicações:
# “Os desafios e implicações da transição digital no desporto” – pelo Professor Doutor António Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Natação e Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que enquadrou o projeto no âmbito das políticas de vanguarda para o desporto;
# “Transição Digital: implicações para entidades públicas e privadas” – pela Dra. Ana Marques, Coordenadora da Digitalização do Estado na Estrutura de Missão Portugal Digital que sublinhou o papel do Desporto no contributo para a Estratégia Nacional para a digitalização pela sua capilaridade social;
# “Transição digital e a nova centralidade da informação nas organizações e na sociedade” – pelo Professor Catedrático Luís Amaral, do Departamento de Sistemas Informação da Universidade do Minho que, para além de elucidar sobre o verdadeiro sentido e significado da “Transição Digital”, reforçou o imperativo de que esta transformação se faça de forma integrada e plena nas organizações e a começar pelas pessoas, e
# “Interoperabilidade” – pelo Eng.º Paulo Vale, da Direção de Estratégias e Governo Digital da Agência para Modernização Administrativa, I.P. que contextualizou o significado e objetivo da interoperabilidade de recursos se instrumentos na transição digital em Portugal.
Por um universo desportivo mais digital!