• 20 Abril, 2023

O workshop “Inovação e Tecnologia no Desporto: oportunidades de modernização administrativa e transição digital” realizou-se esta quinta-feira, dia 20 de abril, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no Instituto Politécnico de Santarém, e com transmissão integral em streaming.
Foi o 2º. workshop deste âmbito, inserido no Projeto nº. 0440290 FdD + Juntos pela Eficiência, da Fundação do Desporto em consórcio com a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas.
O evento, que contou com a apresentação do jornalista da RTP, João Pedro Mendonça, começou com a abertura de Nuno Pimenta, diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que salientou que “a área da transição digital no desporto é um eixo estratégico da nossa escola e este é um excelente pontapé de saída para o lançamento desta área”.
Paulo Marcolino, diretor executivo da Fundação do Desporto, falou em nome do consórcio que promoveu o workshop, e agradeceu à Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém, Câmara Municipal de Rio Maior, restantes parceiros e empresas que colaboram com a FdD e com o projeto, e por último aos convidados e oradores “que aceitaram partilhar connosco um pouco do seu tempo, mas muito do seu conhecimento”.
No 1.º painel, denominado “Transição Digital no Desporto: da Modernização Administrativa à Tecnologia Aplicada”, o primeiro interveniente, Ricardo Banha, Coordenador da Área da Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), salientou que “o PRR são 16 milhões e neste momento estamos num processo de reforço e ajustamento e teremos até final do ano um PRR que chegará perto dos 20 mil milhões, ou até possivelmente em pouco mais”.
Ricardo Silva, Diretor da Link Consulting, empresa que trabalha com a Fundação no projeto “Juntos pela eficiência”, fez uma apresentação dos serviços disponíveis para ajudar as empresas a fazer a transição digital, em particular no projeto que está a desenvolver com a Fundação. Explicou está a ser usada “uma ferramenta, webdoclink, para suportar toda a parte de gestão documental, do workflow e depois a reengenharia de processos e o online desk que é a plataforma de suporte ao balcão do desporto, que será mais um canal de contacto com os diferentes agentes.”
João José, da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, apresentou o portal da FPAS, fruto de um trabalho de vários anos e processos, e que atualmente lidera 130 federações no mundo e que está a servir de exemplo para se criar uma plataforma tecnológica mundial.
Na 2.ª parte do workshop, dedicado ao tema “Tecnologia Aplicada ao Desporto – Treino e Rendimento”, Francisco Tavares e Pedro Cardoso, ambos da Unidade de Performance do Sporting Clube de Portugal fizeram apresentações sobre “O uso do GPS na monitorização das cargas de treino” e “A avaliação do perfil de aceleração com recurso a GPS” respetivamente. Paulo Ferreira, da mesma Unidade de Medicina e Saúde do SCP, falou sobre “Codificar e reportar dados”.
Os responsáveis do Sporting mostraram para que serve o aparelho GPS e a observação dos dados retirados ao jogador e ao jogo, evitando lesões e sobrecargas. Para além disto, existe ainda uma análise do jogo em tempo real, através de um grupo de analistas presentes no estádio, para uma análise mais pormenorizada do mesmo, por parte dos intervenientes diretos – jogadores e treinadores. A análise e reporte de dados permite otimizar o treino de cada jogador e parametrizar os dados.
André Viana, Chief Advisor do Sporting Clube de Braga, abordou o “SCB Innovation Hub”, em fase de desenvolvimento, que “procura ser uma plataforma de entrada e de desenvolvimento de ideias, produtos e serviços para a área do desporto.”
Ana Leal, da Federação Portuguesa de Triatlo de Portugal, em representação de Sérgio Dias, presidente da mesma, fez os agradecimentos finais.
João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém, relembrou que “Rio Maior inovou no âmbito do desporto e na formação do desporto.”
O secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, encerrou o workshop “Inovação e Tecnologia no Desporto: oportunidades de modernização administrativa e transição digital” considerou que o mesmo foi “um momento de partilha muito útil e oportuno”. “As organizações que se capacitarem e modernizarem do ponto de vista digital tornam-se mais competitivas e com maior margem de crescimento”, salientou. J
O dirigente referiu o último relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o impacto do desporto na economia, conhecido como “O Desporto em Números”: “O relatório diz-nos que nos últimos seis anos, o número de alunos inscritos em cursos relacionados com o desporto cresceu 18 por cento.” João Paulo Correia acrescentou que “em 2021, apesar do forte impacto pandémico, as empresas do sector desportivo cresceram e atingiram o número recorde de 13.750 empresas.” No entanto, destaca a necessidade de “inverter a tendência negativa da diminuição do número de mulheres no emprego no sector desportivo.” O governante destacou que “Fechámos o ano de 2022 com o mesmo número de atletas federados que o pais tinha no final de 2019.”