• 23 Novembro, 2016

A Fundação do Desporto assinou 21 protocolos de financiamento para Centros de Alto Rendimento que integram a Rede Nacional CAR, num apoio total de 375.000,00 euros. Esta verba será dedicada a projetos desportivos e de apetrechamento e equipamento tecnológico, no seguimento de candidaturas apresentadas pelos CAR às medidas de apoio lançadas pela Fundação do Desporto para 2016.

O anúncio oficial destes apoios decorreu na Biblioteca Municipal da Nazaré, na última quarta-feira, numa cerimónia que teve como anfitrião Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré e onde estiveram presentes, ainda, Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, Augusto Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo representado João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Na biblioteca Municipal da Nazaré marcaram presença vários responsáveis pelos CAR, designadamente os Presidentes de Câmara Municipal Isaura Morais, de Rio Maior, Gustavo Duarte, de Foz Côa, Emílio Torrão, de Montemor-o-Velho, bem como Vice Presidentes da Câmara Municipal de Anadia e das Caldas da Rainha, a que se juntaram os Presidentes das Federações Desportivas Delmino Pereira, do Ciclismo, Pedro Moura, do Ténis de Mesa, Luis Ahrens Teixeira do Remo e João Aranha do Surf, assim como outros representantes de entidades que integram as Comissões de Gestão Local dos CAR

“A Fundação do Desporto continua a seguir a sua estratégia de captação de recursos públicos e privados, cumprindo a sua missão de apoio ao Desporto, a par da sua função específica de dinamização e coordenação da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, competência delegada pelo Estado português nesta entidade”, afirmou Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto.

A missão da Fundação do Desporto foi formalmente legitimada por parte do Governo, através do Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de outubro de 2015 em Diário da República, que veio instituir a nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. À Fundação do Desporto foi confirmada a função de “entidade de coordenação nacional” e de responsável pela “promoção internacional” da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. Cabe à Fundação do Desporto, ainda, propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento”.

Eis os apoios agora formalizados:
a) Aviso n.º 01/2016/CAR, Programa de Desenvolvimento Desportivo, Medida de apoio aos projetos desportivos dos CAR: Viana do Castelo, Maia, V. N. Gaia, Aveiro – S. Jacinto, Nazaré, Caldas da Rainha, Rio Maior, Montemor-o-Velho, Anadia/Sangalhos, Vila Real de St.º António, no total de € 250.000,00.
b) Aviso n.º 02/2016/CAR, Programa de Desenvolvimento Desportivo, Medida de apoio ao apetrechamento e equipamentos tecnológicos desportivos dos CAR: Viana do Castelo, Maia, V. N. Gaia, Pocinho – Foz Côa, Aveiro – S. Jacinto, Caldas da Rainha, Rio Maior, Montemor-o-Velho, Anadia/Sangalhos, Nazaré, Vila Real de St.º António, no total de € 125.000,00.

Ainda na Nazaré, a Fundação do Desporto anunciou um protocolo de apoio desportivo com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, para financiamento de um estágio da seleção nacional sub-15, a realizar em Hong-Kong, onde os jovens jogadores nacionais terão oportunidade de competir e evoluir junto de alguns dos melhores praticantes mundiais. Este apoio insere-se numa nova medida de apoio promovida por esta entidade dedicada aos jovens talentos desportivos.